HÉRMANES ABREU
HÉRMANES ABREU
O compositor, arranjador e violonista, Hérmanes Abreu, cresceu apreciando a música brasileira em Minas Gerais, local que o influenciou bastante devido a sua riqueza folclórica. Sempre buscando novas fontes de inspiração, amadureceu seu trabalho musical pesquisando compositores eruditos como Villa- Lobos e Jean Sibelius a compositores contemporâneos como Egberto Gismonti e Milton Nascimento.
Em 1990, Hérmanes foi para a cidade de Boston estudar “Jazz Composition”na Berklee College Of Music. Lá criou a banda “Hérmanes Abreu Group”.
Participou de gravações como o CD “Timbaleiros”, um projeto do arranjador José Barros com participação de Leny Andrade, todos os álbuns do baixista Dudu Lima e Marvio Ciribelli.
Uma vez na Berklee, o compositor reuniu seu conhecimento musical com a oportunidade de ter aulas de arranjo dadas por Herb Pomeroy. A estrutura sinfônica trazida da música erudita e a escolha de instrumentos incomuns são dois aspectos que caracterizam seu trabalho como único e promissor.
Em 1993 gravou seu primeiro CD “Cria Mineira- A Fetus In The Womb.
Em 1999 participou do 33 Montreux Jazz Festival e Brienz Jazz Festival, Suiça, onde foi gravado ao vivo o CD O Homem Não Foi Feito Para Cair... Live in Montreux em parceria com Marvio Ciribelli.
Em 2000 gravou o album “Gaiwaio- Creator Of The Wind”.
Em 2004 lançou o CD Tirando Espinho Do Pé.
Atualmente Hérmanes tem se dedicado ao lançamento do novo álbum “Correnteza” ,© 2012, que é o resultado de pesquisas sobre o elemento água. Composições como Rio Paraibuna, Olho D’água Das Flores e Correntezas (Rancho Coimbra), que intitula o trabalho.
Idealizador e diretor do Ibitipoca Jazz Festival desde 2000, durante 13 anos.
BIOGRAFIA
Concerto apresentado em 11 de agosto de 2011 no Cine Theatro Central, Juiz de Fora, MG.